A atuação do sociólogo na questão ambiental
Nosso convidado desse encontro foi o professor Benicá da UFSB, Campus Paulo Freire. Nosso encontro começou com um vídeo do jornal nacional, sobre o atual estado de descarte de lixo ao qual se encontra a cidade de Itabuna, nele foi exposto a situação dos lixões, terrenos baldios e sobre o antigo aeroporto da cidade o qual a prefeitura usava para descarte de resíduos de obras de um canal.
ttps://www.youtube.com/watch?v=cQiULuU6Ngg (Link para acesso ao vídeo).
Imagens do lixão de Itabuna
Existem varios artigos dentro das leis nacionais sobre descarte de resíduos sólidos:
Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
§ 1o Estão sujeitas à observância desta Lei as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.
§ 2o Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica.
Art. 2o Aplicam-se aos resíduos sólidos, além do disposto nesta Lei, nas Leis nos 11.445, de 5 de janeiro de 2007, 9.974, de 6 de junho de 2000, e 9.966, de 28 de abril de 2000, as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
Dentre outros artigos, esses são alguns os quais não são respeitados pela maioria dos municípios dentre eles Itabuna.
Assistimos um vídeo da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO). Onde relata a realidade do trabalho dos trabalhadores catadores, quanto pelas cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos. Os catadores exercem um grande diferença ao repararem resíduos sólidos.
Como iniciativa de praticar ações que influem nesses aspectos do lixo, com a aplicação da política dos 5 Rs da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para alcançarmos um futuro sustentável.
Comentários
Postar um comentário